Educação para o trânsito

A cidade de Jaraguá do Sul tem reforçado seu papel orientador com campanhas sistemáticas de educação para o trânsito e o uso de tecnologia de ponta na fiscalização e no cumprimento das normas de segurança de trânsito definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O Brasil é um dos primeiros países a utilizar a fiscalização eletrônica de velocidade com equipamentos fixos, com a instalação das primeiras lombadas eletrônicas em 1992, e tem hoje um dos mais exitosos programas de monitoramento de trânsito.

Dados do Departamento Nacional de infraestrutura de Transporte mostram que a implantação eletrônica em pontos críticos das rodovias urbanas contribui para a redução de aproximadamente 70% dos acidentes de trânsito. Pesquisas realizadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento mostram que em pontos onde estavam instalados os equipamentos, o número de acidentes diminuiu cerca de 30% e o número de mortes, aproximadamente 60%. O Brasil já foi citado como referência mundial em fiscalização eletrônica no livro “Reduzindo Acidentes”, editado pelo BID – na edição de 2001.

Os equipamento de fiscalização  eletrônica medem a velocidade de todos os veículos, de forma democrática, registrando apenas aqueles que trafegam acima do limite de velocidade regulamentado para a via. A imagem registrada do veículo serve como base ao agente de trânsito para a emissão do auto de infração e notificação (AIN). Cada ponto de instalação dos equipamentos é obrigatoriamente definido pelo órgão executivo de trânsito, que considera características como: volume de tráfego de veículos e pedestres; velocidade média dos veículos; número de acidentes; condições especiais de perigo, trânsito intenso de pedestres, ladeiras acentuadas, curvas fechadas, pontes etc.

Atualmente, a fiscalização eletrônica é uma ferramenta fundamental para os órgãos de trânsito quanto à geração de dados estatísticos reais, tais como: comportamento de volume (fluxo), velocidade, classificação, densidade (concentração), velocidade média instantânea, velocidade geral da viagem e etc.

A cidade de Jaraguá do Sul está de parabéns por ser uma das pioneiras no Estado de Santa Catarina na utilização desta tecnologia que vem contribuindo significativamente para a redução de acidentes e vítimas fatais no trânsito.

Por Julio Boffa

Compartilhe este post

Menu