Joinville e Blumenau reduzem nº de mortes no trânsito nos últimos anos

Joinville apostou na fiscalização e Blumenau em redutores de velocidade.

Duas cidades catarinenses vêm diminuindo o número de acidentes com mortes no trânsito nos últimos anos. Em Joinville, no Norte, o índice, que já chegou a 165, em 2016 registrou 107, o menor número desde o ano 2000. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, em 2016, o número foi de 56, como mostrou o RBS NOTICIAS.

Em Joinville, a prefeitura diz que a redução de acidentes com mortes ocorreu após a instalação de radares. O município ficou quase dois anos sem fiscalização eletrônica. Em 2015, a prefeitura começou a instalar alguns equipamentos e em 2016 concluiu a instalação de um pacote de 100 radares e lombadas eletrônicas. Em Blumenau , foram instalados redutores de velocidade. Em 2014, 23 pontos ganharam lombadas eletrônicas e radares móveis começaram a ser usados nas ruas.

O serviço de trânsito destaca que também fez mais trabalho de conscientização.“As pessoas estão cada vez com a mente mais preocupada em outros deveres e menos preocupada com o trânsito. Então, tem que se focar mais no trânsito e, quando está dirigindo, cuidar com o próximo e ter uma direção defensiva”, disse o motorista Clairton Geller.

MAIS CARROS

A quantidade de veículos também contribui para deixar o fluxo mais lento. Em Joinville, são mais de 380 mil carros e a cidade tem 600 mil moradores.“Na verdade, a gente não pode considerar qualquer número de casualidades, mortes no trânsito como um número bom. É importante e a gente fica em um cenário positivo quando a gente vê a redução desses números e tem que trabalhar para continuar reduzindo”, disse Vladimir Constante, diretor executivo da secretaria de planejamento.

<< Retornar

Fonte: G1 31/03/2017