A História da transformação de uma empresa de equipamentos e serviços em uma provedora de informações estratégicas

A História da transformação de uma empresa de equipamentos e serviços em uma provedora de informações estratégicas com uso de Big Data – a trajetória de reinvenção da Fotosensores.

A Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda. é uma empresa cearense de 21 anos que desenvolve tecnologias e soluções para auxiliar as autoridades e gestores públicos na desafiadora missão de monitorar, coibir e educar milhões de veículos e motoristas que circulam pelos labirintos de ruas, avenidas e rodovias.

Nesses últimos 17 anos, a tecnologia em que a empresa foi pioneira no Brasil, contribuiu para alterar o comportamento dos motoristas e ajudar na prevenção e diminuição dos acidentes. Hoje em dia há mais de 25 empresas nacionais e estrangeiras atuando no mercado de equipamentos e serviços de detecção e registro de infrações. Alguns desses concorrentes foram, no passado, franqueados da própria empresa pioneira – estratégia que a empresa encontrou para driblar as dificuldades financeiras e ao mesmo tempo conseguir se expandir e atingir um patamar de autofinanciamento. A empresa cresceu e hoje, conta com 78 funcionários, duas filiais, duas unidades fabris e dois centros de pesquisas, um deles localizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

A unidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Parque Tecnológico de São José dos Campos foi inaugurada no início de 2012 e apoia algumas das linhas de desenvolvimento da empresa e contribui com soluções de mobilidade urbana. Sua localização visa favorecer e aumentar a interação com empresas e universidades, algo que está no cerne da empresa, mas que sempre pode e deve ser reforçado para garantir o arejamento de ideias, acesso a diversidade de capital intelectual e ampliar as possibilidades da empresa para inovar.

VEJA AQUI O LIVRO QUE NARRA ESSA TRAJETÓRIA

<< Retornar